A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que trata das crianças, desde o primeiro ano de vida até à adolescência.
A Odontopediatria possibilita à criança o primeiro contato com o médico dentista onde será avaliado o estado de saúde oral, controlada a erupção dentária e realizados tratamentos preventivos no caso de serem necessários, tais como:
- Aplicações tópicas de flúor – remineralizam o esmalte evitando a progressão de cáries iniciais e tornam os dentes mais resistentes;
- Selantes de fissura – são como um verniz que torna a superfície do dente lisa e sem locais onde as bactérias normalmente começam as cáries.
- Restauração de “dentes de leite” – de modo a diminuir o foco de infeção, manter o espaço, a estética e função mastigatória.
- Ortodontia intercetiva – são utilizados aparelhos fixos ou móveis, funcionais ou biomecânicos, de modo a tratar as deformações das arcadas, facilitando assim deste modo, em idades posteriores a intervenção de ortodontia fixa.
O objetivo das medidas preventivas é o de evitar o aparecimento de cáries, pois o futuro da dentição das crianças depende do controle das cáries e da flora bacteriana.
As consultas de Odontopediatria são ainda importantes para ensinar as crianças, assim como aos pais, sobre a correta escovagem dos dentes, o uso do flúor e do fio dentário, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral.
Sedação Consciente em Odontopediatria
A técnica de Sedação Consciente é utilizada em benefício dos nossos pacientes para amenizar a expectativa de dor e pode ser uma grande aliada no controle do comportamento da criança durante o tratamento dentário proporcionando, acima de tudo, um atendimento tranquilo e eficaz, sem medo ou ansiedade. As crianças mantêm-se acordadas, cooperantes e em total segurança, facilitando assim o tratamento dentário.