Tal como o nome indica as próteses dentárias removíveis são aquelas que se podem tirar da boca e voltar a colocar. Apoiam-se diretamente na gengiva e em alguns casos nos dentes existentes.
Existem duas categorias de próteses removíveis. As acrílicas e as esqueléticas e estas podem ser parciais ou totais. As próteses parciais destinam-se a pessoas que ainda mantêm alguns dentes e as próteses totais destinam-se a pessoas que não têm nenhum dente.
Em alguns casos as próteses podem ser suportadas por implantes dentários. Disponibiliza assim um vasto leque de opções adaptadas às necessidades de cada caso.
Próteses Dentárias Acrílicas
São próteses removíveis, geralmente chamadas dentaduras ou placas, e regra geral são cor-de-rosa para imitar a cor da gengiva. São usadas por pessoas que tenham poucos dentes ou nenhum. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente é possível acrescentar neste tipo de próteses acrílicas. São mais volumosas que as próteses esqueléticas, principalmente no maxilar superior. Aconselha-se a sua lavagem após as refeições. Existem também produtos no mercado para limpeza e fixação destas próteses.
Próteses Dentárias Esqueléticas
São próteses removíveis e a sua base é em metal. Levam ganchos, se necessário, para melhor prender os dentes existentes e não se soltarem. Só podem usar estas próteses pessoas que tenham dentes naturais. A adaptação da pessoa a este tipo de prótese é bastante mais fácil porque são pouco volumosas. São bastante higiénicas e se caírem ao chão não fraturam facilmente. São aconselhadas a pessoas que tenham dentes naturais sem mobilidade e gengivas saudáveis.
Próteses Estéticas Flexíveis
A sua nova Prótese Dentária:
- Sem ganchos metálicos
- Com apoios oclusais
- Coloração adaptável
- Translucidez e brilho
- Maior conforto e segurança
O que é uma Prótese Flexível?
São próteses removíveis feitas de forma personalizada com um material termo-injetado semirrígido, denominado Poliamida de Alto Impacto. Estas próteses oferecem soluções protéticas de excelentes caraterísticas estéticas e funcionais devido às qualidades físico-químicas do seu material.
Este tipo de prótese é indicado para pessoas que não se adaptam às próteses rígidas de acrílico convencionais.
Caraterísticas
- Estética – Sem ganchos metálicos; Translucidez natural que mimetiza com a gengiva e dentes; Várias cores disponíveis.
- Funcional – Ótimo equilíbrio entre flexibilidade e rigidez; com apoios oclusais; liberdade de desenho.
- Resistente – Resiste a queda e impactos, de uso normal.
- Hipoalergénica – Não contém monómero.
- Leve e confortável – Pouco peso específico do material; pode-se realizar em espessura muito fina; permite a boa fonética do paciente; máxima aderência à gengiva e palato.
Para quem são recomendadas?
- Pacientes com necessidade de reabilitação parcial, unilateral e bilateral;
- Pacientes idosos;
- Sobre implantes aguardando a prótese definitiva.
As próteses flexíveis apresentam variadas vantagens, tais como:
- Elevado conforto na sua utilização;
- Desgaste da prótese menos acentuado;
- Menor possibilidade de fratura da prótese;
- Menor ocorrência de ferimentos ou dores, decorrentes da utilização da prótese;
- Menor irritação gengival;
- Eficácia mastigatória mais elevada, quando comparada com próteses convencionais.